SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO - 18-25 DE SETEMBRO


Todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, comemora-se a Semana Nacional do Trânsito. Neste ano, o tema escolhido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” cujo objetivo é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

No dia 25 de setembro celebra-se o Dia Nacional do Trânsito. O Dia do Trânsito foi criado na promulgação do Código Brasileiro de Trânsito, em 1997, na lei 9.503. O objetivo dessa data é promover a conscientização nas vias de tráfego do país.

O Dia do Trânsito demarca uma importante data utilizada para a conscientização pública, no sentido de promover um maior humanismo nas estradas e ruas por onde se deslocam automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, ciclistas e pedestres. A semana do dia 25 de setembro, por esse motivo, é demarcada como o Semana Nacional do Trânsito brasileiro.

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-transito.htm

http://portaldotransito.com.br/categorias/educacao/semana-nacional-de-transito/