SEMANA DE COMBATE À DENGUE NA EXPRESSO PLANALTO


Na semana de 23 a 27 de outubro de 2017, a Expresso Planalto realizou em suas dependências a “Semana do Combate à Dengue” cujo slogan foi: “DENGUE MATA! PREVENIR É RESPONSABILIDADE DE TODOS. JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA”. Durante toda a semana foram tratados os temas sobre a Dengue no DDS (Diálogo Diário de Segurança).

História da Dengue O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no período período colonial, junto com os escravos. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os "navios-fantasmas".

O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Em Paracatu, devido à falta de chuva, e com o pessoal armazenando água em recipientes em suas casas (crise hídrica), deve-se tomar todo o cuidado necessário para que o mosquito não se prolifere. O tipo clássico se inicia de maneira súbita e pode ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

Combate à Dengue!