top of page

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS - SEST/SENAT


Nos dias 25 e 26 de novembro de 2017, realizou-se na Expresso Planalto o curso de Atualização para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, ministrado pelo Instrutor de Curso Especializado do SEST/SENAT, Unidade de São Gonçalo do Abaeté-MG, o Senhor Wendell Morais Mota.

O objetivo é desenvolver novos conhecimentos e aprofundar as competências que os condutores de veículos de transporte de passageiros já possuem e também de identificar e planejar as ações e procedimentos de atendimento que garantam a satisfação e fidelização dos clientes, com olhar especial aos grupos de pessoas com restrição na mobilidade, gerando um impacto positivo nos resultados e imagem da empresa.

O curso é destinado aos condutores no transporte coletivo que já possuem a Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo na categoria D, e tem validade de, no máximo, cinco anos. Após esse período, o condutor deve realizar uma atualização, proporcionando melhores condições para que ele possa conduzir o veículo com segurança e responsabilidade.

O curso foi desenvolvido pelo SEST/SENAT em quatro módulos cujos temas e carga horária seguem criteriosamente o estabelecido na Resolução nº 168, de 14 de dezembro de 2004, atualizada pela Resolução nº 285, de 29 de julho de 2008, ambas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Os Módulos são: Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros; Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social; e Relacionamento Interpessoal.

O comprovante de que o condutor participou do Curso de Atualização no qual está habilitado deve ser apresentado na renovação do exame de Aptidão Física e Mental, registrando os dados no órgão ou na entidade executiva de trânsito do Estado ou do Distrito Federal.

A Resolução determina, ainda, que o condutor especializado que não apresentar, quando da renovação da CNH, o comprovante de que realizou o curso de atualização, terá automaticamente suprimida a informação correspondente.

Agradecemos ao Instrutor do SEST/SENAT, Wendell, pela disponibilidade e pela boa vontade de realizar este curso aos condutores da Expresso Planalto, por apresentar dicas, conceitos e soluções práticas para ajudar os nossos condutores a resolver os problemas encontrados no seu dia a dia de trabalho.

bottom of page