FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO E EMERGÊNCIA NA EXPRESSO PLANALTO

Nos dias 22 a 25 de janeiro de 2018 realizou-se, na Expresso Planalto, o Curso de Formação de Brigada de Incêndio e Emergência, ministrado pelo Senhor Wesley Dias, Instrutor do SEST/SENAT de São Gonçalo do Abaeté-MG.

O objetivo geral do Curso é suprir a carência de profissionais qualificados para atuarem em situações emergenciais, operando equipamentos de combate a incêndios, auxiliando no plano de abandono, identificando produtos perigosos e reconhecendo seus riscos ou prestando os primeiros socorros, visando preservar a vida e o patrimônio.

O Curso está dividido em cinco unidades para facilitar seu aprendizado. No início de cada unidade, o aluno terá informação sobre o conteúdo abordado e os objetivos que se pretendem alcançar.

Estrutura do Curso:

  1. Introdução – Legislação com carga horária de 01 hora-aula. Nesta unidade o estudo é sobre os instrumentos legais e normativos referentes ao treinamento de pessoal envolvido nas atividades de risco. Os participantes recebem orientações sobre: mobilização dos brigadistas; combate simulado à incêndio; técnicas de Abandono e Isolamento de áreas sinistradas; aplicação de primeiros socorros; execução de Plano de Atendimento a Emergências (PAE); elaboração dos Relatórios de Ocorrência de Sinistros e inspeção de Instalações e Equipamentos.

  2. Prevenção e Combate a Incêndios, com carga horária de 05 horas-aula. Nesta unidade estuda-se a Teoria do Fogo, Propagação do Fogo, Classes de Incêndio, Métodos de Extinção, Ventilação, Agentes Extintores, Equipamentos de Combate a Incêndio, Equipamentos de Detecção, Alarme e Comunicações Abandono de Área. Ter conhecimento sobre a Prevenção e Combate a Incêndios pode ser uma questão de sobrevivência. Muitas vítimas de incêndio poderiam se salvar se tivessem recebido alguma orientação. Saber a quem recorrer é de suma importância: Brigada de Incêndio, Bombeiros Civis, Bombeiro Militar.

  3. Primeiros Socorros, com carga horária de 04 horas-aula. Em relação aos primeiros socorros, os participantes estuam: Dimensionamento da cena, Análise de vítimas, Vias aéreas, RCP (Reanimação Cardiopulmonar), Hemorragias, Traumas musculoesqueléticos, Ferimentos, Queimaduras, Movimentação e transporte de vítimas. Acidentes são acontecimentos imprevistos e indesejáveis que provocam danos de gravidade variável a bens e pessoas. Sempre é melhor prevenir do que remediar. Um bom socorrista está sempre atento às condições do local, procurando identificar quaisquer elementos que possam oferecer algum risco de acidente. E por fim, 2 módulos de aula prática “in loco”:

  4. Prática de Combate a Incêndios, cum duração de 05 horas-aula.

  5. Prática de primeiros Socorros, com duração de 05 horas-aula.

O curso foi ministrado em 2 turmas: 22 e 23 de janeiro para a turma primeira e 24 e 25 para a turma segunda.

Bom proveito a todos os participantes.