ABRIL VERDE: mês de prevenção ao acidente de trabalho


A campanha do ABRIL VERDE tem como objetivo alertar a população geral de que acidentes e doenças ocupacionais não ocorrem por acaso e podem ser evitadas com a adoção de medidas protetivas. É por isso que o abril verde é considerado o mês de prevenção ao acidente de trabalho.

No dia 28 de abril comemora-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Esta data foi escolhida em razão de uma explosão em uma mina na cidade de Farmington, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando ao todo 78 trabalhadores no dia 28 de abril de 1969. Este episódio ficou marcado como um dos piores e mais conhecidos acidentes de trabalho da história da humanidade.

No dia 07 de abril, também se celebra o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta data pretende conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu esta data como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei nº 11.121/05 que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Apesar do número expressivo de acidentes de trabalho que acontecem todos os anos somente no Brasil, grande parte destes acidentes poderiam ter sido evitados se as empresas instituíssem medidas preventivas e protetivas a fim de reduzir ou mesmo anular potenciais riscos à saúde e segurança do trabalhador.

Uma das medidas que deveria ser instituída pelas empresas é o treinamento, a partir do treinamento é possível conscientizar os funcionários a respeito dos possíveis riscos que a atividade exercida apresenta, a importância da utilização de todos os equipamentos de proteção individual da maneira correta e a necessidade de se seguir os procedimentos adequados informados pela empresa.

O treinamento esporádico não basta para evitar acidentes e doenças ocupacionais, o DDS – Diálogo Diário de Segurança é uma breve conversa diária entre os trabalhadores sobre questões de saúde e segurança do trabalho. Essa prática é de grande valia para a empresa, uma vez que reforça constantemente as boas práticas no ambiente laboral.


Fonte: www.jusbrasil.com.br


SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
ENDEREÇO

Rua Frei Anselmo, 252

Bairro Vila São Calixto

38.603-002 - PARACATU - MG

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Seg – Sex  08:15 - 11:00

                  13:00  - 16:00

Sáb-Dom  e Feriados: fechado

© 2015 por Expresso Planalto. Orgulhosamente criado por Davi com Wix.com