FEVEREIRO - ROXO / LARANJA


FEVEREIRO - Roxo / Laranja: é um dos meses com mais causas engajadas. O período é referente ao combate da conscientização da lúpus, do Mal de Alzheimer e da fibromialgia. O segundo mês do ano também tem uma campanha "alaranjada", para conscientizar sobre a leucemia.

A campanha do Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais). Seu lema é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. Não existe um calendário oficial de conscientização. O trabalho geralmente é feito por ONGs e, muitas vezes, apoiado por prefeituras e governos estaduais, que promovem palestras, ações de informação sobre as doenças e até mutirões de saúde.

Essas medidas são importantes porque, além de darem visibilidade às doenças e a seus sintomas, incentivam que aqueles que suspeitam de algum problema procurem por um diagnóstico. O uso de lacinhos coloridos, inspirado nas ações de conscientização do câncer de mama, é uma forma alegre e de forte apelo visual para chamar atenção sobre a importância de conhecer e diagnosticar tais quadros.

Como as campanhas não são unificadas, em fevereiro também há a promoção da conscientização sobre a leucemia, o tipo mais comum de câncer, e a importância de se cadastrar como doador de medula óssea. Essa ação é chamada de Fevereiro Laranja.

A campanha Fevereiro Laranja intui conscientizar e manter em alerta sobre a leucemia. Um dos pontos fortes da campanha é orientar as pessoas sobre a relevância de se fazer exames para que o diagnóstico saia o mais rápido possível.

A Campanha Fevereiro Laranja também busca informar sobre o diagnóstico precoce da doença. Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que a leucemia é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino.

O médico hematologista Eduardo Cilião Munhoz, do Mantis Diagnósticos Avançados, explica que a leucemia é uma doença que pode atingir de crianças a idosos e que tem o seu início na medula óssea, local onde são fabricadas as células sanguíneas e que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos e às plaquetas.


Fonte: https://www.boaconsulta.com/blog/voce-ja-ouviu-falar-sobre-o-fevereiro-roxo-entenda-sobre-essa-conscientizacao/#:~:text=A%20campanha%20do%20Fevereiro%20Roxo,aos%20portadores%20de%20doen%C3%A7as%20cr%C3%B4nicas.


http://saudedebate.com.br/noticias/fevereiro-laranja-leucemia-e-a-importancia-de-se-tornar-um-doador-de-medula-ossea


SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
ENDEREÇO

Rua Frei Anselmo, 252

Bairro Vila São Calixto

38.603-002 - PARACATU - MG

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Seg – Sex  08:15 - 11:00

                  13:00  - 16:00

Sáb-Dom  e Feriados: fechado

© 2015 por Expresso Planalto. Orgulhosamente criado por Davi com Wix.com