MARÇO: AMARELO-AZUL MARINHO-LILÁS


Segundo o site do IESP (Instituto Esperança), o mês de março possui três cores fortes, Amarelo, Azul Marinho e Lilás, para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde visando sobre doenças com incidências importantes na população: a Endometriose, o Câncer Colorretal e o Câncer de Colo de Útero.

AMARELO: trata-se da conscientização da Endometriose, uma inflamação aguda no sistema reprodutor feminino. A doença afeta as mulheres em idade reprodutiva e as causas ainda não foram totalmente esclarecidas pela medicina, mas podem envolver estresse, ansiedade, fatores genéticos, alterações imunológicas, endometriais e até ambientais. O risco pode ser maior entre mulheres que tiveram o primeiro filho após os 30 anos de idade.

A prevenção pode ser feita com hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, atividade física e consultas regulares ao ginecologista. Na maioria dos casos, o tratamento recomendado é medicamentoso, para promover a melhora dos sintomas e impedir o avanço da doença. A cirurgia para retirada das placas é recomendada em alguns casos.

AZUL MARINHO: trata-se câncer colorretal que é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no país.

No câncer colorretal, os tumores aparecem no cólon e no reto, partes do intestino grosso. O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de cerca de 5%, sendo que, aproximadamente, 70% dos tumores aparecem no cólon e 30% no reto.

O câncer colorretal está relacionado a dietas não balanceadas, ricas em carnes vermelhas e processadas, e gorduras; sedentarismo; obesidade; tabagismo; e alcoolismo. Manter uma dieta balanceada e rica em frutas, verduras e vegetais pode diminuir o risco de desenvolvimento dos tumores. Atividades físicas auxiliam no controle do peso, principalmente entre os homens, que têm maior propensão para desenvolver esse tipo de câncer.

LILÁS: trata-se de informar e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

Considerada a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal.

Os fatores de risco do câncer de colo de útero envolvem o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, tabagismo, histórico familiar e início precoce da vida sexual e múltiplos parceiros.

O principal meio de prevenção contra o câncer de colo de útero é o exame Papanicolau que detecta lesões precursoras e acusa a presença da doença no organismo de maneira rápida e simples.


Fonte: https://www.iespe.org.br/post.php?u=marco-amarelo-azul-lilas


SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
ENDEREÇO

Rua Frei Anselmo, 252

Bairro Vila São Calixto

38.603-002 - PARACATU - MG

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Seg – Sex  08:15 - 11:00

                  13:00  - 16:00

Sáb-Dom  e Feriados: fechado

© 2015 por Expresso Planalto. Orgulhosamente criado por Davi com Wix.com